
E foi assim que aconteceu em Moatize, em 14 de janeiro de 2017. Nesse dia foi realizado o I Festival de Futebol de Rua na Vila Moatize, localizada no Estado de Tete, em Moçambique.
O Festival foi realizado pelo Instituto Ide aos Povos, com apoio do Instituto Formação e do Instituto Baixada.
A coordenação desse trabalho é de Lozangela Santos que foi jovem líder no projeto CIP Jovem Cidadão, executado na Baixada Maranhense pelo Instituto Formação, atualmente Bacharel em Administração e do Conselho Comunitário do Institutos Baixada. Desenvolve atividades missionárias na África, pelo Instituto Ide aos Povos.
O evento foi uma culminância de cinco meses de práticas em que meninos e meninas da Vila jogaram juntos em três tempos. Tiveram a oportunidade de construir regras, aprenderem a mediar com planilhas e a avaliar o cumprimento das regras.
Participaram quatro equipes mistas, sendo que a participação das mulheres ainda foi bastante tímida.
As equipes foram: Serpente Venenosa, Miúdos da Neve, Real e Real Máster. A equipe que ficou em primeiro lugar foi a equipe do Real. No terceiro tempo foi avaliado que essa equipe não cometeu faltas, respeitou os acordos e fez dois gols.
O objetivo agora é consolidar a prática e estruturar um Nucel com a metodologia desenvolvida pela Incubadora de Esporte e Cidadania, do Instituto Formação.